Os Reels são uma ótima estratégia de conteúdo para gerar engajamento no Instagram e aumentar o alcance da publicação de forma orgânica na plataforma.
Criado para competir com o TikTok, esse recurso permite gravar e editar vídeos curtos, adicionar músicas e efeitos, tornando os conteúdos mais interessantes e atrativos.
Ao contrário dos Stories, que desaparecem após 24 horas, os vídeos Reels permanecem no seu perfil de maneira permanente. Além disso, o algoritmo do Instagram sempre dá uma ajudinha extra ao seu Reels mais recente para ganhar mais alcance.
Com um nível de interação que ultrapassa em 40% outras formas de publicações, conforme um estudo realizado pela Emplifi, é fácil entender por que esse estilo de conteúdo está ganhando popularidade entre empresas e usuários.
Engajamento com os Reels
O objetivo principal dos Reels é manter as pessoas interessadas, por isso, os vídeos devem ter entre 15 e 90 segundos.
Para aumentar os resultados de engajamento, recomendamos a produção de conteúdo objetivo e de qualidade, dividido em pequenos segmentos que podem ser combinados em um vídeo com menos de 30 segundos.
Qualquer arquivo de vídeo enviado ao Instagram com até 15 minutos de duração é convertido para o formato Reels. No entanto, ao subir um vídeo pronto, você perde muitas das possibilidades e recursos oferecidos pela própria ferramenta.
Outro ponto importante é que o Instagram permite impulsionar conteúdos de Reels de até 60 segundos. Então, fique atento para não criar um vídeo longo e depois não conseguir impulsionar!
Como os Reels são vídeos curtos, as pessoas tendem a salvá-los e assisti-los várias vezes, gerando maior engajamento e deixando uma impressão duradoura da sua marca.
Para Quem é Indicado?
Se você está produzindo conteúdo educativo ou tutoriais curtos, esse recurso oferece várias oportunidades interessantes.
Nos Reels, é possível incluir texto, aplicar filtros e efeitos, e até mesmo narrar o seu vídeo. Esse formato é ideal para vídeos rápidos de “passo a passo”, onde você pode explicar um processo em apenas algumas etapas.
Muitas marcas utilizam os Reels para mostrar como funcionam seus produtos, compartilhar conteúdo criado pelos usuários e criar tutoriais.
Atenção ao Formato!
Assim como os Stories, os Reels são visualizados verticalmente, ocupando toda a tela e sendo reproduzidos em dispositivos móveis. A proporção deve ser de 9:16, com uma resolução de 1080 por 1920 pixels.
Uma ótima abordagem é gravar e editar diretamente pelo celular, na vertical, para se manter alinhado com as dimensões recomendadas.
Lembre-se de centralizar as informações do vídeo para evitar cortes dos elementos principais quando ele aparecer no feed. Ao inserir legenda, ela entrará no rodapé. As margens de segurança são: 390 pixels na parte inferior e 250 pixels na parte superior.
Os Reels possuem várias funcionalidades, como a possibilidade de deixar o vídeo mais devagar ou mais rápido, adicionar filtros, usar áudio, incluir narração, músicas e outros efeitos. Segundo o Instagram, os vídeos de Reels acumulam mais de 140 bilhões de visualizações diariamente.
Vale a Pena Investir Tempo nas Melhores Práticas!
O Instagram está constantemente ajustando a forma como as pessoas compartilham e se envolvem com os conteúdos, tudo para prolongar o tempo que passam na plataforma e aumentar sua receita através dos anúncios.
É importante estar sempre atualizado sobre as melhores práticas de produção de conteúdo e recursos que geram maior alcance e engajamento para atingir os objetivos do seu negócio. Caso você e sua empresa desejem apoio estratégico para ampliar os resultados, conte com nossa equipe de especialistas.